Blogger Template by Blogcrowds

Organize sua coleção de músicas!

TagScanner: organize sua coleção de músicas!

Com a popularização dos programas de compartilhamento de arquivos, das lojas virtuais de músicas e dos MP3 Players com capacidade cada vez maior, a colecção de músicas dos usuários cresce num ritmo alucinante. O problema está na organização destes arquivos. Que tal então automatizar este processo? Este é o exatamente o objetivo do TagScanner, que conheceremos mais a fundo neste artigo. O Tag Scanner pode ser baixado em (http://www.xdlab.ru/en/) e é totalmente gratuito.

01. Durante a instalação, o Tag Scanner permite que você já adicione atalhos na área de trabalho (Create a desktop icon) e na barra de inicialização rápida (Create a Quick Launch icon). Marque as opções desejadas e continue o assistente.

02. Ainda na instalação, você já tem a opção de escolher o idioma do Tag Scanner, e nosso português está disponível. Marque-o (veja a imagem) e continue o assistente.

03. Esta é a janela principal do Tag Scanner, na guia Music Renamer (note a parte superior da imagem). Antes de qualquer ação, você precisa especificar a pasta onde suas músicas estão localizadas. Isto é simples, usando os botões localizados na parte inferior da janela do TagScanner (isto vale para todas as guias).

04. A guia Music Renamer tem como objetivo acertar o nome das músicas com base nos dados presentes nas tags. A imagem abaixo destaca a parte direta da guia, onde você pode definir o Formato dos nomes com base na Legenda do TagScanner. Veja a imagem: o formato escolhido é "%1 - %2", o que significa "Nome do artista - Nome da Música".

Após fazer a escolha desejada, você também pode Ajustar nomes para comprimento máximo, impedindo arquivos com nomes gigantes e Reestruturar arquivos no disco baseado na informação - em outras palavras, mover os arquivos renomeados para outro lugar. Para realizar o processo, clique em Renomear.

05. Após conhecer a funcionalidade de renomear músicas, você deve estar pensando no que fazer caso as próprias tags tiverem informações erradas. Neste caso, use a guia Tag Editor, que faz a edição das tags. Basta escolher a música e modificar as informações que aparecem na parte direita da tela.

06. Dando destaque às tags, você pode alterar vários aspectos com os campos dos grupos Principal e Estendido. Faça as alterações necessárias e clicar em Salvar.

07. Agora que já sabemos editar manualmente as tags, podemos organizar nossos arquivos, certo? Nem tanto: e se você tem uma música e não sabe todas as informações das tags? A resposta está na guia Tag Processor, que funciona de forma extremamente simples. Escolha a música, o serviço de busca e capte as informações das tags.

08. Na parte direita da guia, escolha o Serviço para realizar a busca e como ela será realizada - na verdade, isto muda dependendo do serviço escolhido. A imagem mostra uma busca manual feita com o TrackType.org. A música seleccionada, neste caso, será o alvo das mudanças. Após encontrar as informações corretas, clique em Gravar.

09. Finalmente, a guia List Maker permite criar listas de todas as músicas da pasta escolhida. Com a funcionalidade, você poderá criar páginas Web que exibem sua colecção de músicas.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial