Blogger Template by Blogcrowds

Você já percebeu que a quantidade de documentos, imagens, fotos e outros tipos de dados que permanece nos PCs é cada vez maior? E muitos destes dados são pessoais e/ou financeiros, que (em teoria) não devem cair nas mãos erradas. Mas as notícias sobre o vazamento de dados mostram que a situação real é outra, e como cada vez mais usuários são adeptos da banda larga, os hackers ganharam mais alvos em potencial. Uma boa proteção está no uso de softwares de criptografia. Neste tutorial, vamos conhecer o TrueCrypt, software gratuito para Windows XP e Windows Vista que pode ser baixado em (http://www.truecrypt.org/).

01. Uma das características do TrueCrypt é a possibilidade de executá-lo a partir de um flash drive (pen drive). Para isso, basta escolher Extract e definir a pasta de destino. Para a instalação típica, escolha Install.

02. Se a escolha for pela instalação, você pode ativar outras características, como instalar para todos os usuários (Install for all users), associar o TrueCrypt ao tipo de arquivo .tc (Associate the .tc file extension with TrueCrypt) e criar um ponto de restauração do sistema antes da instalação propriamente dita (Create System Restore Point).

03. Esta é a janela principal do TrueCrypt. Como o software apresenta várias maneiras para criptografar dados, vamos nos focar numa forma diferente, com foco na simplicidade sem abrir mão da segurança: as partições virtuais seguras - em outras palavras, arquivos tratados como partições pelo sistema operacional. Para isso, clique em Create Volume.

04. No assistente que se abre, escolha a opção Create a file container e clique em Next>.

05. Agora, escolha a opção Standard TrueCrypt volume, o que criará uma partição virtual protegida por senha.

06. Nesta etapa, você deve escolher os algoritmos usados na criptografia dos arquivos que serão colocados na partição virtual, através das opções Encryption Algorithm e Hash Algorithm.

07. Como estamos criando uma partição virtual, precisamos definir o tamanho da mesma, em MBs ou GBs.

08. Agora vamos 'formatar' nossa partição, escolhendo o sistema de arquivos (Filesystem) e o tamanho do Cluster. Clique em Format para iniciar o processo.

09. Com isso, você criou o arquivo da partição virtual. Agora, você precisar fazer com que o sistema operacional o reconheça como uma partição. Escolha o arquivo recém criado através dos comandos na parte inferior da janela, clique com o botão de contexto do mouse (normalmente é o botão direito) na letra que você quer usar para representar o novo drive e escolha Mount Volume.

10. Digite a senha que será usada na proteção e clique em OK. Note que, se for a primeira vez que a partição for acessada, esta será a tela de definição da senha.

11. Finalmente, você pode acessar a partição protegida como qualquer outro HD do Windows, adicionando arquivos que serão protegidos devido às tecnologias do TrueCrypt.


1 comentários:

Criptografei todo meu HD com o True Crypt e criei uma cópia exata de imagem com o Windows, mas ao testar ele inicia com gerenciador do True Crypt, porém diz que ñ se encontra o boot loader ao digitar a senha.

16 de janeiro de 2014 às 13:07  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial